São Martinho de Tours viveu em 316 d.c., na epóca Romana. Era filho de um Tribuno (homem habituado a falar em público) e soldado do exército romano. Nasceu e cresceu na cidade de Sabaria, na actual Hungria, e aos 15 anos foi para o exército.
Segundo a lenda, quando era ainda soldado, aconteceu o que tornou São Martinho de Tours conhecido em todo o mundo. Ao entrar pelo portal da cidade de Amiens, montado no seu cavalo, deparou-se com um pobre homem praticamente sem roupas (era um Inverno especialmente rigoroso). Ao ver que ninguém lhe ligava, mesmo pessoas com muito mais posses do que ele, tentou ajudá-lo a proteger-se do frio. Para isso, cortou o seu manto ao meio, o seu único bem , e ofereceu o pedaço ao pobre homem.
Na mesma noite, teve uma visão na qual aparecia a face de Cristo, que vestia o manto dado ao mendigo. Assim, São Martinho acreditou que aquele a quem ajudara era nada menos que Jesus. Mas o seu sargento castigou-o por ter rasgado a sua capa e dado metade ao mendigo. O mendigo apareceu no céu e disse ao sargento que o soldado o tinha ajudado. O superior não o castigou. Conta a lenda que durante três dias depois de 11 de Novembro, está sempre um bom dia.
Por Sara Silvestre
O Filme do CATIVAR
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário